Bolas energéticas de lima
Bolas energéticas, também conhecidas como trufas ou bolas proteicas, são pequenos snacks repletos de energia.
Introdução
Sobre esta Receita
By: Marta Martins
Bolas energéticas, também conhecidas como trufas ou bolas proteicas, são pequenos snacks repletos de energia, como o nome indica, que podem brilhar tanto no seu pequeno-almoço como na hora do lanche.
Os amantes de desporto são os maiores apoiantes das bolas de energia porque são aconselhadas para a alimentação pré ou pós-treino, isso devido à sensação de saciedade que promovem e às suas propriedades.
A sua popularidade aumenta com o passar dos anos, já sabemos o porquê, mas mesmo assim muitas pessoas ainda não sabem o que são estes snacks e como são feitos. Mas agora que falei um pouco das bolas energéticas, vou explicar tudo o que tem de saber acerca da sua preparação! Continue a ler!

Ingredientes

O ingrediente chave: a lima
A lima é um fruto um pouco menos acido do que o limão, saudável e repleto de propriedades e benefícios. A lima é rica em vitamina C, ácido cítrico e antioxidantes; atributos anti-inflamatórios. Esses agentes agrupam uma variedade de vantagens como a melhoria da função cardíaca, do sistema imunitário e de sintomas relacionados à asma; a redução do risco de cancro; o combate à inflamação; e a prevenção de problemas como a anemia e pedra nos rins.
Como fazer bolas energéticas de lima?
Para além de serem irresistivelmente deliciosas, as bolas energéticas são muito fáceis de fazer e versáteis. Podem ser feitas bolas energéticas de tudo! No tópico das dicas darei ideias de novos ingredientes que pode usar, mas agora numero-lhe os passos que deve seguir:
1) Demolhar as tâmaras em água quente durante, no mínimo, 30 minutos. Coar e reservar.
2) Triturar as amêndoas num robot de cozinha até obter uma farinha granulada e reservar.
3) Triturar as tâmaras (que devem ter sido, previamente, demolhadas e coadas) até obter uma pasta.
4) Adicionar a farinha de amêndoa granulada, o sumo e a raspa de lima e coco ralado e envolver até a massa ficar moldável.
5) Moldar várias bolinhas do tamanho que desejar e envolvê-las em coco ralado.
Para mais receitas saudáveis e facílimas, explore o site e deixe-se envolver por um estilo de vida mais benéfico!
Dicas para fazer bolas energéticas de lima
Já disse que a receita das bolas energéticas de lima são uma receita de se fazer sem dificuldade, não já? E até é divertida, pois temos de sujar as mãos para ganharem forma! Mesmo assim, até de olhos fechados, podemos sentir que a textura da massa não está bem no ponto.
Para evitar preocupações desnecessárias, ou para não pensar que fez algo de errado e que tem de deitar a massa fora, separei duas dicas para a preparação da massa. Leia até ao fim, também dei conselhos quanto à substituição dos ingredientes desta receita tão flexível.
1) Dica de consistência: No 2º passo, quando triturar as amêndoas, lembre-se de não bater demasiado. As amêndoas devem manter uma consistência granulada.
2) Dica de consistência II: No 4º passo, já formou a massa e esta deve ficar moldável. Se esta tiver uma consistência demasiado húmida adicione um pouco de coco ralado. Se, pelo contrário, estiver demasiado rija, acrescente um pouco da água que sobrou apos a demolha das tâmaras. Isso deverá resolver os problemas de consistência da sua massa!
3) Dica de alterações: Como já mencionei antes, existem várias versões da receita das bolas energéticas. Pode fazer bolas energéticas Red Velvet, com morangos, bolas energéticas de cacau, aveia, gengibre e amendoim ou até criar a sua própria receita com a sua fruta preferida; a banana é uma opção perfeita!
Como conservar as bolas energéticas de lima
As bolas energéticas de lima podem ser guardadas no frigorífico durante algumas semanas, porém, se preferir ou desejar, pode sempre congelá-las durante, nó máximo, 3 meses.
Bolas Energéticas de Lima
Ingredientes
- 200 g Amêndoas
- 20-30 Tâmaras
- Raspa de 1 lima
- Sumo de ½ lima
- 7 Colheres de sopa Coco ralado (até obter liga na massa)
- Coco ralado (para decorar)
Instruções
- Demolhe as tâmaras em água quente no mínimo 30 minutos. Coe e reserve.20-30 Tâmaras
- Num robot de cozinha triture as amêndoas ligeiramente até obter uma farinha granulada (bimby 5 a 10 seg). Atenção para não bater demasiado, pois vira farinha. Reserve.200 g Amêndoas
- Triture as tâmaras previamente demolhadas e coadas até obter uma pasta.20-30 Tâmaras
- Adicione a farinha de amêndoa granulada, o sumo e a raspa de lima e coco ralado e envolva até estar tudo misturado e a massa ficar moldável. Se a sua massa estiver muito húmida, adicione mais um pouco de coco ralado. Se estiver muito seca, adicione um pouco da água de demolhar as tâmaras.Raspa de 1 lima, Sumo de ½ lima, 7 Colheres de sopa Coco ralado
- Molde várias bolinhas do tamanho que desejar e envolva-as em coco ralado.Coco ralado
- Guarde no frigorífico por algumas semanas ou se preferir congele até 3 meses.
Receita aprovadissima!
Adorei o toque crocante da amêndoa e a frescura da Lima. Adorei!
Que bom saber que a receita das bolas energéticas de lima foi aprovada por ti!
Fico feliz que tenhas gostado do toque crocante da amêndoa e da frescura da lima, esses sabores combinam perfeitamente e são ótimos para dar um toque especial às receitas saudáveis.
Espero que continues a experimentar mais receitas saborosas e nutritivas!